«
  
»
Um determinado servidor de uma indústria começou a apresentar erros à medida que o número de funcionários foi aumentado e consequentemente o número de acessos, porém o servidor não estava recebendo metade dos acessos de sua capacidade máxima. Diante disso foi feito uma análise de correlação envolvendo as variáveis, número de acessos por segundo e quantidade de erros ocorridos. No final da análise foi calculada uma correlação de -0,09. De acordo com esse valor de correlação assinale a alternativa correta:
Alternativas
( 1 )Quanto maior o número de acessos, maior será a quantidade de erros ocorridos.
( 2 )Houve uma correlação negativa e fraca, implicando que o problema não está na quantidade de acessos e sim em algum local.
( 3 )Correlação com valor negativo, independentemente do valor, indica baixa relação entre as variáveis.
( 4 )Esse valor obtido indica forte relação entre número de acessos e erros ocorridos, dessa forma o servidor deve ser trocado.
( 5 )Correlação positiva apesar do sinal, indicando que uma variável está associada à outra de forma positiva, pois como as duas correlações são negativas o resultado matemático é positivo de acordo com a lei: Negativo ao quadrado é positivo.


RESOLVENDO

Jeff3d.
O coeficiente de correlação entre duas variáveis é dado pela seguinte estatística:
\( \rho=\frac{\text{cov}(X, Y)}{\sigma_X. \sigma_Y},\text{ onde: }\begin{cases}\text{cov}(X, Y)\text{ covari\^ancia}\\\sigma_X,\sigma_Y\text{ desvios-padr\~ao}\end{cases} \)
O coeficiente \( \rho \) assume valores entre -1 e 1, sendo que:
\( \begin{cases} \rho=1:\text{ rela\c{c}\~ao linear positiva perfeita entre X e Y}\\ \rho=-1:\text{ rela\c{c}\~ao linear negativa perfeita entre X e Y}\\ \rho=0:\text{ nenhuma rela\c{c}\~ao linear entre X e Y} \end{cases} \)
Como \( \rho=-0,09\approx0, \) então não há quase nenhuma relação entre as variáveis em estudo que, no caso, são o número de acessos e a quantidade de erros.
Resposta: alternativa (2)



O que achou desse conteúdo? Deixe seu comentário
TAREFAS SIMILARES: